Medicamentos REFERÊNCIA (de MARCA), SIMILAR e GENÉRICO

Ruan Aragão
2 min readMar 21, 2019

Qual a diferença entre todas essas denominações?

Bem, basicamente:

REFERÊNCIA (de MARCA ou INOVADOR): É um medicamento qual o principio ativo é o primeiro a obter o registro no país, o medicamento inovador. O mesmo possuí uma marca registrada sob uma patente, geralmente o medicamento fica conhecido por tal nome (estilo nossos conhecidos palha de aço e refrigerante de cola). Ele é submetido a testes científicos de eficacia terapêutica e segurança, então é liberado pelo órgão de vigilância sanitária do país, como a ANVISA, no caso do Brasil.

SIMILAR: Segue exatamente a composição química do medicamento de Referência, registrada com outro nome de marca por outro laboratório após o vencimento da patente de referência. Os mesmos testes para liberação do produto é realizado.

GENÉRICO: É uma medicação que segue as o mesmo rigor dos demais quanto qualidade, contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, mesma via de administração e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência e podendo, com este, ser intercambiável. A diferença é que ele não tem marca, apenas o nome do principio ativo, assim também como embalagem mais simples e o não investimento em marketing. Com consegue-se um produto mais barato, pois o medicamento genérico deve ser, no mínimo, 35% mais barato que o medicamento de referência.

--

--

Ruan Aragão
Ruan Aragão

Written by Ruan Aragão

Travelling in a fried-out Kombi.

No responses yet